Abrir sua empresa para um consultor

Otimizar seu Fluxo de Caixa parece fácil, mas se você não tem habilidade, pode ser um grande problema no dia-a-dia da empresa. Ainda mais se você empresário, faz quase tudo na empresa: compra, vende, confere a matéria-prima, aponta os processos na produção, otimiza a logística, enfim, está fazendo todos os processos ao mesmo tempo.

Delegar funções, é um ato de sabedoria dentre os empresários.

Mas quem faz quase tudo, no fim das contas, acaba não fazendo quase nada, pois não consegue dar conta de estar atuante em todos os departamentos.

Para isso um profissional que pode ajudar e muito no desempenho de gestão de departamentos e que não necessariamente tem que estar dentro da hierarquia da empresa é o Consultor Empresarial.

Ter um Consultor externo não traz nenhum prejuízo para a empresa, mas pelo contrário, é um grande investimento.

Mas porque investimento? Haja visto que irá sair do caixa da empresa os honorários para o pagamento do Consultor? Qual a sua diferença da contratação de um funcionário em um nível hierárquico menor, via CLT, por exemplo?

Investimento porque o trabalho que o Consultor irá desempenhar, seja consultivamente ou BPO (Business Process Outsourcing), vai acabar se pagando, pois os métodos adotados e as ações tomadas ( sempre em conjunto e com o aval do empresário ) certamente, irão gerar uma acentuada redução de despesas.  Além disso, o alcance de objetivos desenhados jamais seria alcançado se fosse feito pelo empresário de forma isolada ou de forma centralizadora, acumulado de funções, sem poder, muitas vezes, raciocinar o melhor caminho, o melhor rumo a ser tomado.

A estratégia ideal só se faz eficaz quando “orquestrada” de forma racional, pensada e muito bem planejada.  Para isso deve-se atentar vários fatores:

– Análise mercadológica
– Viabilidade do projeto
– Custo
– Fluxo de caixa Projetado

E mais outros vários detalhes que se o empresário não tiver tempo para planejar e ainda mais, cabeça fresca e eficiência nos atos propostos, poderá acabar com um grande prejuízo.

Motivo este que a figura do Consultor Empresarial, além de ter um olhar de fora do negócio, pode gerar relatórios para análise e um planejamento estratégico alinhado capaz de gerar um excelente projeto.

Para isso abra-se a possibilidade de uma ajuda externa.
Contate um consultor financeiro e transforme a administração de sua empresa.

Renato Dias
Consultor Empresarial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *