ADCE Sorocaba divulga homenagem a Newton Cavalieri

Homenagem a Newton Cavalieri

A ADCE MG presta homenagem ao Dr. Newton Cavalieri falecido no último domingo dia 04 de janeiro através do texto abaixo escrito por Carmen Migueles da ADCE RIO.
“Para não perdermos a fé na ética e nos valores, vale a pena uma breve homenagem ao Sr. Newton Cavalieri, que faleceu anteontem com 97 anos, em São Paulo.

Co-fundador da primeira Associação de Dirigentes Cristão de Empresas no Brasil – ADCE – em 1961 – em São Paulo – o Sr. Newton Cavalieri, engenheiro, foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo e membro do Grupo de Ação Social da Fiesp. Chegou a falir por recusar-se a atos de corrupção, reergueu seu grupo e foi ativista incansável dos valores e da ética nos negócios.

A belíssima história da empresa que criou é contada por seu filho, Sérgio Cavalieri, no ultimo capitulo do nosso livro, meu e o Marco Tulio, intitulado “Liderança Baseada em Valores”.

Em um momento em que o mundo parece submerso no lamaçal criado pela ausência de valores, é bom lembrar que a insensatez e a falta de vergonha não é verdade última sobre a natureza humana, que essa realidade não é totalizante, que não somos vítimas dessa terrível circunstancia e que não estamos sozinhos em acreditar que é melhor de outra forma, que o caminho da ética é difícil, mas possível, reconfortante e lucrativo: o trabalho duro e honesto dá frutos. Ele foi o testemunho vivo disso.

Nós, que como ele compartilhamos dessa visão e dessa luta, registramos aqui nosso pesar com o seu falecimento e nosso agradecimento pelo seu legado, do qual nos consideramos herdeiros. A maior herança que ele deixou é o testemunho de fé no ser humano, sem a qual sua luta não teria tido nenhum sentido. No momento da sua partida, nos vejo precisando muito dessa herança”.

Carmen Migueles
Doutora em Sociologia das Organizações pela Universidade de Sophia, Tóquio, Mestre em Antropologia do Consumo pela Universidade de Sophia, Tóquio,;  Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *