Confira um resumo da palestra ” As Regras de São Bento e a Empresa” com Dom Rocco Fraioli Osb

          No dia 18 de Maio de 2017 a ADCE Sorocaba ofereceu mais uma palestra que aconteceu no restaurante Aspásia, no centro de Sorocaba.

          O palestrante Dom Rocco Fraioli Osb abordou o tema “As Regras de São Bento e a Empresa”.

          O tema, muito bem abordado, trouxe vários ensinamentos para os dirigentes a cerca do tipo de liderança que se deve ter em uma organização.

          Segundo as Regras de São Bento nada deve ensinar, determinar ou coordenar que seja contrário aos preceitos do Senhor. Ou seja, o que Ele ensina e faz deve-se ter coerência. Não pode haver contradições em relação ao que se fala, prega e o que é feito.


          Apresente ações santas mais do que palavras. Antigamente a liderança seguia o ditado “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, porém hoje há um novo conceito. O tipo de liderança ideal é a que mostra pelas ações, pelos exemplos o que deve ser feito.

         “De modo que os discípulos capazes de entender, proponha os mandamentos do Senhor por meios de palavras e aos duros de coração mostre os preceitos de Deus pelas próprias ações”. A partir daí, entende-se que mais do que as palavras são as ações que alcançam a todos.


Jesus disse muitas coisas que o povo não entendia, mas ele agia e mostrava com ações o que Ele falava.


Percebe-se a insistência de São Bento na prática de mostrar o que deve e não deve ser feito e se não for colocado em prática se estabelece uma crise na organização, como estamos vivendo atualmente dentro da sociedade.

A nossa sociedade é tipicamente marcada pela contradição, por exemplo, as leis.


          No Brasil as leis são feitas para não ser cumpridas, pois, no momento que são criadas é impossível ser cumprida.

Na Europa é diferente. Quando se faz uma lei há uma discussão na sociedade porque se a lei é regulamentada tem obrigação de ser posta em prática.


          Administrando e gerenciando pessoas estaremos também administrando os bens materiais, pois com as pessoas infelizes não se alcança bons resultados.
Os tipos de liderança da atualidade são baseados nas Regras de São Bento  mas é tratado como algo novo.

          As Regras de São Bento não são uma simples sabedoria que um sábio administrador idealizou, pois é totalmente baseada na Sagrada Escritura.

          Ao final da apresentação, o presidente Leosmar Martinez da ADCE  Sorocaba (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa) agradeceu a presença de todos e homenageou o palestrante com um certificado reconhecendo a contribuição na evangelização empresarial.


        
  Assista a reportagem que foi ao ar na Rede Vida com Vanderlei Testa sobre a palestra ministrada por Dom Rocco:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *