O Poder do Conhecimento

Todos nós crescemos ouvindo que não há nada mais grandioso ou que nos leve mais longe do que o conhecimento.

Embora para muitos isso ainda soasse como uma frase clichê, a velocidade de transformação que fomos obrigados a viver nesses últimos meses, provou para muitos que isso não passa de uma grande verdade!

De repente aquele que não usava o digital, se digitalizou. Aquele que não oferecia delivery contratou um motoboy. Muitos que estavam no alto, caíram… e até agora custam a entender onde erraram!

Sabe o que todos, sem exceção têm em comum? A busca repentina pelo conhecimento!

Agora, essa necessidade realmente deu-se a esse momento pelo qual estamos passando?

Asseguro que não! O que houve foi um tiro de alerta para todos os empresários. Um chamado extra, convidando todos a acordarem para o que realmente importa quando falamos de negócios… a gestão!

Milhares de empresários de vários tamanhos e segmentos ainda não entendem a fundo o sentido dessa palavra. Acreditam que gestão é ter informações armazenadas, disponíveis para alguns momentos, quando na verdade trata-se de informações a serem analisadas diariamente como forma de direcionamento.

Conhecer o seu público te leva a precisão da oferta. Conhecer o seu produto te mostra as prioridades da execução. Conhecer seus diferenciais te põe a frente da concorrência. Conhecer seus custos e suas despesas te ensina onde ter cautela. Conhecer seu preço e suas margens te direcionam para o crescimento, e conhecer as estratégias, te permite saber como seguir em frente ou a como recomeçar sempre que necessário.

Não basta saber o quanto entra e saí de uma conta bancária, é preciso entender por que e por onde entrou e saiu. Mais do que saber o preço de seus produtos e serviços, é preciso conhecer tudo o que o compõe. Isso é conhecimento de negócio! Saber onde está, para onde e como ir!

Esses dados são os que poderão alavancar ou afundar uma empresa! Entenda cada informação e como elas podem ser úteis para suas ações. Trace um plano de ação! Trace um segundo, um terceiro e até mesmo um quarto plano! Só não deixe de planejar.

Conheça cada detalhe e cada informação da sua empresa, só assim, poderá dizer que tem o poder sobre ela!

Luciana Rodrigues
Otimize Negócios
Consultoria Empresarial
www.otimizenegocios.com.br


Um comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *