Produtividade em tempos de Pandemia

Quem iria imaginar que estaríamos vivendo tudo o que estamos vivendo no mundo nos dias de hoje? Incrível não? Como eu disse em um artigo anterior acredito que a Divindade se utilize de tempos em tempos dessas situações para sacudir a humanidade.

Adaptamos nosso ambiente de trabalho às nossas casas, ficamos mais próximos de nossas famílias, trocamos apertos de mãos por diálogos virtuais, encontros por reuniões via aplicativos de videoconferência; o que antes nunca seria cogitado, ou até mesmo bem visto, se tornou parte da nossa rotina e nós prosseguimos com nossos afazeres e serviços mesmo assim.

Perante a tantas (des)informações e acontecimentos trágicos a nossa volta, o medo e a incerteza vieram e ficaram sem serem convidados, depois foram embora e novamente voltaram. Rodopiaram com a nossa vida e não nos ensinaram como é possível (ou nos treinaram) viver perante a desordem sem perder a total qualidade de nossas atividades e o foco nos resultados que devemos alcançar. Mas sim, temos que aprender a viver com foco nos resultamos em nossas empresas, porque simplesmente devemos continuar a viver!

Existe um vírus lá fora e uma vida familiar dentro de cada pessoa, um ser humano em constante busca de evolução, crescimento e melhoria. Apesar de tudo o mundo não pode parar e nós conseguimos observar bem isso todos os dias. Com tantas mudanças em tão pouco tempo, é normal que fiquemos perdidos, muitas vezes dando voltas em círculos sem dar um passo adiante. É natural, mesmo a gente não querendo, que nossa produtividade caia, e que muitas vezes desfoquemos de nossos objetivos e metas.

Acredito fortemente que o ambiente que nos cerca é capaz de produzir estímulos bons e ruins em nossa mente, gerando pensamentos e consequentemente comportamentos, que podem diretamente atingir nosso foco e nossa performance. Em meio a tudo isso posso afirmar que sim, é possível manter e até aumentar nossa produtividade em tempos de Pandemia. Para isso são necessárias atitudes simples do nosso cotidiano que podem fazer toda diferença. A seguir coloco algumas dicas simples para organização pessoal e consequentemente profissional:

 – Organizar uma lista de tarefas diárias, e ao final do dia fazer o checklist (lista de verificação).

– Ter um local adequado para seu trabalho, manter o foco, ter horários, rotinas.

 – Reservar alguns minutos para o descanso, entre uma tarefa e outra, isto é, tenha um planejamento diário.

Por fim, evite distrações e entregue o seu melhor. Seja grato pelo que possui, ainda que não seja o cenário ideal (se é que ele realmente existe), e pense em quantas pessoas gostariam de estar no seu lugar. Já pensou nisso?

Se conecte com o Divino, não perca sua Fé diante das dificuldades e sempre creia em um mundo melhor!

É na dificuldade que reside a oportunidade. Mude seu olhar.

Viva uma vida com propósitos!

Renata Miranda
Formada em Finanças
Especialista Pós Graduada em Qualidade e Produtividade.
Palestrante e Mentoring de Produtividade.
Atua na área comercial e desenvolvimento de novos negócios na Alutal Controles  LTDA – Empresa do Ramo de Instrumentação Industrial.
Concluindo voluntariado de dois anos como Coordenadora da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Sorocaba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *